O filme

Sinopse

Quito 2023 é um longa-metragem que se concentra na capital Equatoriana num futuro próximo. Depois de vários problemas políticos internos, um golpe de estado tem deixado ao país nas mãos de um ditador. Quito é a última fronteira. A cidade foi totalmente cercada, fechada e resguardada. O filme, a partir desse ponto, se concentra em duas locações: uma o palácio onde se encontra o General Ponce - um homem cínico e astuto que dirige ao partido e esta a cargo da cidade; e a segunda o quartel de um grupo de jovens revolucionários liderados por Marcos e Santiago. Os dois têm visões completamente diferentes, uma vez que o primeiro é faminto por poder e força, o segundo assume um papel pessimista de quem já perdeu esperança no amanhã. Quito 2023, ser ter uma agenda política, trata das horas prévias ao ataque que visa a derrubada do tirano. Estes dois lugares e personagens se entrelaçam para contar uma história que se baseia predominantemente nos diálogos e não nas ações, diálogos durante os quais se pode analisar a moral por trás de cada um deles que passa pelas ambições, o poder, a humildade e a fé em um futuro incerto. O resultado é a realização de esse seria só mais um caso em meio a história, que o problema não é o General, mas sim a história que se repete e a ganância que sempre vence em uma região ingovernável devido a ingenuidade do seu povo.  

Projeto

Em 2009, Lorena Caicedo, iniciou uma pesquisa sobre os processos de produção no solo latino americano. Preocupada com a falta de variedade oferecida pelo cinema da região e a falta de volume de produções, procurou mecanismos para produzir longas-metragens de baixo orçamento sem perder a qualidade. César Izurieta tendo essas iniciativas como base de produção criou um esquema de narrativa e gênero que buscava manter esses ideais. Tal esquema foi repassado para Juan Fernando Moscoso, quem acatou aos ideais de produção, temática, narrativa e escreveu o primeiro esboço de um longa de ficção-científica político, gênero pioneiro no meio audiovisual equatoriano.

Foi assim que nasceu o projeto que agora é o Quito 2023. Imediatamente iniciou-se o levantamento de verba para a realização do filme. Em fevereiro de 2011, com êxito, o filme foi gravado. Levando em conta que se manteve a proposta inicial de organizar uma produção com poucas locações, poucos atores, e com uma visão focada de direção.

Durante o passar desses dois anos desde que encerradas a filmagem, a produção participou de festivais  e paralelamente continuou-se a busca por alternativas de divulgação e finalização do filme. Com o apoio em Quito de Juan Fernando Moscoso, Quito 2023, faz sua marca na imprensa e na televisão local. César Izurieta e Lorena Caicedo, morando no Brasil, deram início a divulgação e ao planejamento de distribuição pelo país juntamente com produtoras parceiras, como a Café e Fita Crepe.

Ficha Técnica

Duração: 86 minutos aprox.

Formato exibição: Digital Full HD colorido

Formato de distribuição: DCP/Online Streaming cinemascope

Gênero: Suspense / Ficção-Científica

Ano: 2013

⇽ Menu Principal Elenco ⇾